Este blogue pretende demonstrar todo o prazer e dedicação à minha profissão, a mais bela profissão de sempre...apesar de, agora, quererem passar outra mensagem bastante errada e injusta.
Mas será preciso muito mais para que me façam desacreditar...
Serei feliz enquanto puder Ensinar,mas sobretudo Aprender - as maravilhosas crianças ensinam-nos muito!!A sério que sim...quem vê o Ensino como missão e não apenas como profissão, sabe do que falo. Porque acredito que:" Ensinar é Aprender duas vezes".
E, como disse um dia D.Pedro II:
"Se eu não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro."

9 de novembro de 2008

Uma aventura no país das letras

Era uma vez um urso branco e um pequeno pinguim que viviam no país das letras que ficava perto da Antárctida. Num belo dia muito gelado, os dois amigos resolveram fazer uma competição mas não sabiam sobre quê. Pensaram, pensaram e pensaram até que o urso branco disse: - Já sei! Vamos fazer uma competição sobre letras. - De acordo – disse o pequeno pinguim. Vai ser muito divertido. Eu escolho o primeiro desafio que se chama “o intruso”. - E o que é que temos que fazer? – perguntou o urso branco. - Neste desafio temos que descobrir o intruso. – disse o pequeno pinguim. Imagina que são objectos que pertencem à casa de banho e nós temos que descobrir o que não pertence. - Certo – disse o urso branco. Vamos então começar? - Sim – respondeu o pequeno pinguim. E lá foram os dois amigos para o desafio. O pequeno pinguim antes do tempo acabar conseguiu sete flocos de neve, isto é, sete pontos e o urso branco conseguiu só seis flocos. Neste desafio, ganhou o pequeno pinguim. - Parabéns pequeno pinguim – disse o urso branco. Podemos ir para o segundo desafio? - Sim – respondeu o pequeno pinguim. - O segundo desafio chama-se “monstros das letras” – disse o urso branco. - O que é que temos que fazer? – perguntou o pequeno pinguim. - Nós temos que encontrar palavras que comecem com as letras “z”, “o”, “x” e “a”. – respondeu o urso branco. Eu começo. O urso branco encontrou uma palavra para a letra “z” que era zebra. O pequeno pinguim encontrou uma palavra para o “o”: era a ovelha. O urso branco encontrou a palavra para o “x”: xilofone. O pequeno pinguim não conseguiu encontrar nenhuma palavra para a letra “a”, pelo que passou a sua vez. O urso branco encontrou a palavra: águia e ganhou o segundo desafio. - Parabéns – disse o pequeno pinguim. Foi a tua vez de ganhares. E sem demoras passaram ao terceiro desafio que se chamava “sopa de letras do alfabeto”. Os dois amigos tinham que completar o abecedário porque havia três letras que tinham fugido. As três letras que tinham fugido eram: z, w e h. O urso branco descobriu a letra “z”, o pequeno pinguim o “w” e como o urso branco não sabia onde estava a letra “h”, passou a sua vez e o pequeno pinguim descobriu-a e ganhou este desafio. O urso branco deu os parabéns ao pequeno pinguim. O último desafio chamava-se “rimar a brincar” e o urso branco explicou como é que funcionava: - Temos que rimar as seguintes palavras: gelado, mota e laranja. O urso branco respondeu a rima para gelado que era dado. O pequeno pinguim descobriu a palavra para mota que era porta e o urso branco descobriu a palavra para laranja que era franja e assim ganhou o último desafio. - Parabéns – disse o pequeno pinguim. No final, já que ganharam cada um dois desafios houve um empate e os dois foram ouvir a canção das letras que era o prémio final.
**************
História elaborada por Rui Pacheco - 2.º A

Sem comentários: