Este blogue pretende demonstrar todo o prazer e dedicação à minha profissão, a mais bela profissão de sempre...apesar de, agora, quererem passar outra mensagem bastante errada e injusta.
Mas será preciso muito mais para que me façam desacreditar...
Serei feliz enquanto puder Ensinar,mas sobretudo Aprender - as maravilhosas crianças ensinam-nos muito!!A sério que sim...quem vê o Ensino como missão e não apenas como profissão, sabe do que falo. Porque acredito que:" Ensinar é Aprender duas vezes".
E, como disse um dia D.Pedro II:
"Se eu não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro."

27 de maio de 2008

A aventura na cidade subterrânea

Era uma vez um menino chamado João que tinha seis anos e vivia numa aldeia com os seus pais e a sua irmã, Joana.
Num belo dia de sol, enquanto o João passeava com a sua família, abre-se no chão, um enorme buraco e eles escorregaram por lá abaixo até que, de repente, encontraram uma cidade subterrânea.
Quando olharam melhor, ficaram cheios de medo, pois a cidade tinha coisas horríveis: insectos gigantes, cobras venenosas, baratas enormes, etc.
Então, o João e a sua família, cheios de medo, começaram a correr e encontraram uma casa muito bonita. Bateram, truz, truz e uma bela aranha abriu a porta e perguntou:
- Ai meus Deus, como é que vocês vieram cá parar?
- Caímos pelo buraco que se abriu no chão da nossa aldeia – disse o João.
Então, a aranha explicou-lhes que esse buraco só aparece de cem em cem anos no dia 19 de Março e que se fecha passadas vinte e quatro horas.
Com essa explicação, a família ficou muito aflita: como é que iam encontrar o buraco e conseguir subi-lo?
A aranha deu-lhes um mapa e disse-lhes que no buraco apareciam umas escadas mágicas se eles dissessem a seguinte palavra: “escadas”.
Então, eles foram embora e começaram a seguir as instruções do mapa mas, a meio do caminho, encontraram uma cobra venenosa. Ficaram muito assustados e a cobra estava preparadinha para os morder com o seu veneno quando o João tem uma ideia: com a palha que estava à sua volta construiu um boneco e quando a cobra o foi morder ficou com os dentes presos na palha do boneco. Nesse instante, o João e a sua família correram muito e, finalmente, encontraram o buraco.
Disseram a palavra mágica e eis que apareceram montes de escadas que eles subiram com muita rapidez com medo que a cobra se soltasse da palha e fosse atrás deles.
Quando finalmente subiram tudo, o buraco fechou-se e eles perceberam que a aventura demorou um dia e que chegaram mesmo no último minuto.
-Ufa – disseram eles. Foi por pouco.
Foram para casa e decidiram fazer uma grande festa com bolos e música para dançarem.

História elaborada por Rui Pacheco- 1.ºA



Ilustrador: Rui Pacheco



1 comentário:

disse...

Oi Ricardo!

Fico mt feliz por conhecer o teu blogue...
Gosto dos teus poemas e dos textos criativos das crianças!

Tenho que te dar toda a RAZÃO pois não há profissão mais nobre do que a nossa:
EDUCAR PARA O FUTURO!!!
Espero que teu blogue continue a crescer!

Jokas da Bé
www.educarpartilhando.blogspot.com