Este blogue pretende demonstrar todo o prazer e dedicação à minha profissão, a mais bela profissão de sempre...apesar de, agora, quererem passar outra mensagem bastante errada e injusta.
Mas será preciso muito mais para que me façam desacreditar...
Serei feliz enquanto puder Ensinar,mas sobretudo Aprender - as maravilhosas crianças ensinam-nos muito!!A sério que sim...quem vê o Ensino como missão e não apenas como profissão, sabe do que falo. Porque acredito que:" Ensinar é Aprender duas vezes".
E, como disse um dia D.Pedro II:
"Se eu não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro."

3 de maio de 2008

A Leitura, um prazer desde a infância

A leitura é uma aventura que começamos desde muito pequenos e nunca acabamos.
Lermos juntos pode ser um tempo de prazer, um tempo para nos divertirmos, um tempo para gozar...
Queridos Pais, quantas vezes chegam a casa cansados, sem vontade ou tempo para os seus filhos?Muitas...acredito que sim!

Lanço-vos um desafio. Aceitam?Pelo menos tentem...

Depois de dizerem que estão cansados, exaustos e sem paciência para brincar com eles.

Peguem num livro, um qualquer...sentem-se e comecem a Ler. Façam um ar de satisfação e de prazer. Os vossos filhos, irão olhar para vocês e ficaram a olhar para a vossa cara de satisfação e sentir-se-ão trocados.Ficaram furiosos, mas por pouco tempo! Acontecerá três coisas, ou quatro...


1.ª - irão pegar num livro e imitar-vos;

2.ª - irão perguntar-vos o que estais a fazer e porquê;


3.ª - irão pedir para lhes dizerdes o que está escrito;


4.ª - simplesmente ignoram-vos,continuam a "chatear-vos" ou procuram outros alvos...
Muitas vezes ouvi dizer e aprendi que "se lhes lermos e nos virem ler, serão futuros leitores" mas, além da generosa intenção há que criar as condições necessárias e ambiente para que a teoria se transforme em práctica positiva.

Temos, nós educadores, pais e professores, que enfatizar a relação da criança com o livro. O segredo está em manter o prazer e o desejo de partilhar momentos mágicos.
A arte de ler não pertence apenas a uma etapa concreta da nossa vida, ela acompanha-nos sempre, em todo lado e a toda a hora, assumindo uma série de papéis, mas nunca perdem a sua importância. Nas diferentes etapas de crescimento, o livro desperta na criança imensas sensações e emoções: supresa,alegria,entusiasmo, interesse, prazer, respeito...

A LEITURA ESTIMULA O NOSSO PENSAMENTO, E ISTO É TÃO IMPORTANTE COMO MANTER O CORPO SÃO.

Texto e teoria do autor




Sem comentários: