Este blogue pretende demonstrar todo o prazer e dedicação à minha profissão, a mais bela profissão de sempre...apesar de, agora, quererem passar outra mensagem bastante errada e injusta.
Mas será preciso muito mais para que me façam desacreditar...
Serei feliz enquanto puder Ensinar,mas sobretudo Aprender - as maravilhosas crianças ensinam-nos muito!!A sério que sim...quem vê o Ensino como missão e não apenas como profissão, sabe do que falo. Porque acredito que:" Ensinar é Aprender duas vezes".
E, como disse um dia D.Pedro II:
"Se eu não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro."

13 de maio de 2008

Uma aventura na floresta

Era uma vez uma família de veados que vivia numa bela floresta, era encantada, todos os animais falavam…
A família era formada pelo casal e por mais quatro filhos. E como em todas as famílias, há sempre um filho mais malandro. Nesta era o filhote mais novo, o Medroso. Era um veado muito trapalhão e desastrado, passava a vida a meter-se em sarilhos. Mas, o seu grande problema era ser um grande medricas.
Certo dia, estava o Medroso a brincar com os seus irmãos, na floresta, e ao ouvir uma pinha cair assustou-se e fugiu. Correu tanto que acabou por se perder. Os irmãos fartaram-se de rir, pensavam que era mais uma brincadeira do Medroso.
Passaram uns largos minutos e nem sinal do irmão mais novo. Começaram a ficar preocupados e desataram a chamar pelo Medroso e, nada, só se ouvia o chilrear dos pássaros. Foi então que começaram a procurá-lo pela floresta, mas sem sucesso.
Os três irmãos acharam melhor regressar a casa e pedir ajudas aos pais.
Enquanto, o Medroso, cheio de medo, para variar, andava à procura do caminho de regresso, deixou-se apanhar numa armadilha montada pelos caçadores. Estava preso numa jaula e muito, mas mesmo muito assustado.
Quando chegaram a casa, contaram aos pais o que se tinha passado. A mãe veado começou logo a chorar, o pai ficou muito preocupado porque a época de caça tinha começado.
Os pais decidiram pedir ajuda aos seus vizinhos para tentar encontrar o seu filho.
O lobo Ricardo era conhecido por ter um bom faro e por conhecer todos os cantos da floresta. Mais umas árvores à frente, era a toca da raposa Manhosa, também poderia usar o seu apurado faro e matreirice para ajudar na procura do Medroso.
Percorreram quase toda a floresta e não encontravam o veado. De repente, viram o gorila Peludo que já sabia o que se passava e também gostava de ajudar. Ele podia trepar as árvores e ver bem alto.
Passaram a tarde à procura, já tinha percorrido quase toda a floresta: foram ao riacho, às grutas, ao vale dos frutos…e não se via o Medroso. Já pensavam que tinha sido levado pelos caçadores.
A noite estava a chegar. Então, lembraram-se de pedir ajuda à coruja Penas, famosa pela sua excelente visão nocturna. Levantou voo, observou a floresta e passado alguns minutos viu o veado preso na jaula. Indicou o caminho aos seus amigos. Chegados ao pé da jaula, o Medroso quando viu os seus amigos deu pinotes de alegria. Mas, a jaula tinha um cadeado e, mais uma vez foi a coruja a ajudar. Colocou as garras na fechadura e abriu a jaula.
Foi uma grande alegria e um grande alívio para todos. Quando se estavam a preparar para regressar a casa, ouviram-se uns tiros. Começaram, logo, a fugir. Mas, o Medroso fugiu para a direcção dos tiros e mais uma vez os amigos ficaram preocupados.
Mas, para grande espanto de todos o Medroso conseguiu afastar os caçadores e assustá-los. Conseguiu, assim, proteger os seus amigos das espingardas dos malvados caçadores. Eles nem queriam acreditar no que tinham visto.
A partir desse dia, o veado Medroso deixou de ser medricas e passou a ser conhecido pelo veado Corajoso.

Texto elaborado pelo 1.º A

Ilustradora: Marta Pereira

Sem comentários: