Este blogue pretende demonstrar todo o prazer e dedicação à minha profissão, a mais bela profissão de sempre...apesar de, agora, quererem passar outra mensagem bastante errada e injusta.
Mas será preciso muito mais para que me façam desacreditar...
Serei feliz enquanto puder Ensinar,mas sobretudo Aprender - as maravilhosas crianças ensinam-nos muito!!A sério que sim...quem vê o Ensino como missão e não apenas como profissão, sabe do que falo. Porque acredito que:" Ensinar é Aprender duas vezes".
E, como disse um dia D.Pedro II:
"Se eu não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro."

1 de maio de 2008

A aposta dos Lavradores

Era uma vez um lavrador, chamado João, que vivia numa bela quinta. A sua quinta era grande e cheia de animais.
Certo dia, levantou-se bem cedo, muito antes do galo cantarolar, para dar de comer aos seus animais.
Saiu de casa para o campo e pelo caminho encontrou o seu vizinho Sérgio, também lavrador.
Eles não eram lá muito amigos. Andavam sempre a discutir. Passavam a vida tentar descobrir quem era o melhor lavrador e quem tinha os melhores animais.
Nesse mesmo dia, após várias discussões, os dois fizeram uma aposta para decidir, de uma vez por todas, quem era o melhor lavrador e quem tinha os melhores animais da aldeia.
Eles construíram um ringue, com muita madeira, lá no meio do campo.
Cada um deles escolheu três animais: uma vaca, um pato e uma galinha.
A 1ª prova chamava-se “A vaca leiteira”. O lavrador João escolheu a sua melhor vaca, a vaca Lola e colocou-a em posição. Ao sinal, os dois lavradores começaram a tirar o leite das suas vacas. A Lola foi a vaca vencedora. O João e a Lola ficaram muito felizes e deram pulos de alegria.
A 2.ª prova chamava-se “Pato nadador”. Os dois lavradores apanharam os seus patos e puseram-nos no lago. O João escolheu o pato Patolas, o maior nadador das redondezas. O primeiro pato a dar 20 voltas ao lago, ganharia a prova. Desta vez, foi o pato do Sérgio que ganhou a prova. Ele ficou muito feliz e começou logo a gozar o seu vizinho.
A 3.ª e decisiva prova chamava-se “ O maior número de ovos”. Ambos os lavradores escolheram as suas melhores galinhas. O João foi ao galinheiro buscar a galinha Lili. No final da prova as 2 galinhas puseram 100 ovos cada uma. Houve um empate.
Os lavradores somaram os pontos e viram que tinham empatado. Estava tudo na mesma…
Então, depois de muito pensarem numa solução para as suas discussões decidiram que era melhor tornarem-se amigos do que passarem a vida às turras.
E assim, a aldeia passou a ter os dois melhores lavradores com os melhores animais.

Texto elaborado pelo 1.º A


Ilustradora: Daniela Vieira




Sem comentários: