Este blogue pretende demonstrar todo o prazer e dedicação à minha profissão, a mais bela profissão de sempre...apesar de, agora, quererem passar outra mensagem bastante errada e injusta.
Mas será preciso muito mais para que me façam desacreditar...
Serei feliz enquanto puder Ensinar,mas sobretudo Aprender - as maravilhosas crianças ensinam-nos muito!!A sério que sim...quem vê o Ensino como missão e não apenas como profissão, sabe do que falo. Porque acredito que:" Ensinar é Aprender duas vezes".
E, como disse um dia D.Pedro II:
"Se eu não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro."

9 de março de 2009

Se eu fosse um lápis

Numa noite muito fria, eu estava cheio de sono e fui para a cama dormir. Nessa noite tive um sonho fantástico. Querem saber qual foi?
Pois bem, eu sonhei que estava no mundo dos objectos e que todos os seus habitantes que eram objectos, estavam muito tristes porque tinha aparecido uma borracha maléfica que andava a destruir o mundo dos objectos. Essa borracha era grande e branca mas tinha uma mania: apagava tudo o que lhe aparecia na frente. O mundo dos objectos estava a ficar vazio e os objectos que ainda não tinham sido apagados estavam escondidos numa cave de uma casa que a borracha maléfica tinha apagado mas que se tinha esquecido da cave.
Os objectos que restavam estavam cheios de medo pois sabiam que a borracha era muito poderosa até que eu que era um lápis grande de carvão disse:
- Meus amigos, temos que parar de ter medo e encontrar uma solução.
- Qual solução? – perguntaram os outros objectos. A borracha é muito má e poderosa.
- Sim, mas nós somos mais e se elaborarmos um plano de certeza que vamos descobrir o ponto fraco da borracha e derrotá-la.
O troféu de futebol disse muito depressa:
- Eu vou, eu vou escondido ver se consigo descobrir como é que ela consegue apagar o nosso mundo.
- Pode ser muito perigoso mas se calhar também é uma boa ideia – disse eu.
- Então está decidido. Daqui a 5 minutos vou para a minha missão. Não saiam daqui até eu chegar.
- Certo – disseram os outros objectos. Boa sorte, amigo.
Então, o troféu de futebol sai do esconderijo e vai espiar a borracha maléfica e consegue descobrir que para apagar ela carrega num botão quase invisível.
Depois desta descoberta, o troféu de futebol vai a correr ter com os seus amigos ao esconderijo e diz:
- Descobri amigos. Descobri que para ela apagar, ela carrega num botão.
- Então – disse eu pensativo. Temos que descobrir como é que vamos eliminar esse botão.
Depois de muito pensarem, eu tive finalmente uma ideia:
- Já sei. Eu e os outros lápis de carvão vamos formar um exército para distrair a borracha. Temos que estar sempre muito atentos pois se ela nos apagar, outro lápis tem que ir a correr voltar a desenhar-nos para não perdermos poder. E o balde de água quando ela estiver distraída vai ter que a molhar para que os fios do botão se desliguem. Em seguida a corda vai e amarra-a muito bem amarrada e ela finalmente vai para a prisão.
- Excelente plano – disseram os amigos. Toca a pôr mãos à obra.
E assim, o exército de lápis de carvão entrou em acção e a borracha começou a tentar apagá-los e a rir-se com o seu riso maléfico.
- Muá-á-á-á-á, vou-vos apagar a todos com o meu poder.
Mas o exército de lápis de carvão não ficou com medo e continuou a distraí-la, até que ela já estava um bocado cansada e o balde de água aproveitou esse momento para lhe deitar com a água em cima.
A borracha não contava com este golpe, os seus fios tiveram um curto-circuito e ela desmaiou.
A corda foi rapidamente amarrá-la e deu para aí uns 20 mil nós para ter a certeza que a borracha não se libertava.
Todos os objectos levaram a borracha para a prisão e foram fazer uma festa pois juntos tinham conseguido salvar o mundo dos objectos.

**********
História elaborada por Rui Pacheco - 2.º A

3 comentários:

Anónimo disse...

Ola gostei muito do seu blog
se que voce poderia de mandar alguns textos no meu e-mail
Obrigada
Marlen Prisicla

Estrela disse...

RICARDO,
Boa Tarde!!!
Amei esse texto, cai muito bem com um video que coloquei no meu blog, não sei se vc já assistiu, chama lição de vida, fala sobre uma fábrica de lápis...bem nãovou contar o resto...rs..senão perde a graça...mas é lindo.
Bjs no coração Juliana

. disse...

ADOREI O SEU BLOG. TEM UM SELINHO PARA VC NO MEU BLOG. VÁ BUSCAR. E NÃO ESQUEÇA DE COLOCAR COMO SEGUIDORA NO MEU BLOG.

http://docemagiaemensinar.blogspot.com/