A leitura é uma aventura que começamos desde muito pequenos e nunca acabamos.
Lermos juntos pode ser um tempo de prazer, um tempo para nos divertirmos, um tempo para gozar...
Queridos Pais, quantas vezes chegam a casa cansados, sem vontade ou tempo para os seus filhos?Muitas...acredito que sim!
Lanço-vos um desafio. Aceitam?Pelo menos tentem...
Depois de dizerem que estão cansados, exaustos e sem paciência para brincar com eles.
Peguem num livro, um qualquer...sentem-se e comecem a Ler. Façam um ar de satisfação e de prazer. Os vossos filhos, irão olhar para vocês e ficaram a olhar para a vossa cara de satisfação e sentir-se-ão trocados.Ficaram furiosos, mas por pouco tempo! Acontecerá três coisas, ou quatro...
1.ª - irão pegar num livro e imitar-vos;
2.ª - irão perguntar-vos o que estais a fazer e porquê;
3.ª - irão pedir para lhes dizerdes o que está escrito;
4.ª - simplesmente ignoram-vos,continuam a "chatear-vos" ou procuram outros alvos...
Muitas vezes ouvi dizer e aprendi que "se lhes lermos e nos virem ler, serão futuros leitores" mas, além da generosa intenção há que criar as condições necessárias e ambiente para que a teoria se transforme em práctica positiva.
Temos, nós educadores, pais e professores, que enfatizar a relação da criança com o livro. O segredo está em manter o prazer e o desejo de partilhar momentos mágicos.
A arte de ler não pertence apenas a uma etapa concreta da nossa vida, ela acompanha-nos sempre, em todo lado e a toda a hora, assumindo uma série de papéis, mas nunca perdem a sua importância. Nas diferentes etapas de crescimento, o livro desperta na criança imensas sensações e emoções: supresa,alegria,entusiasmo, interesse, prazer, respeito...
A LEITURA ESTIMULA O NOSSO PENSAMENTO, E ISTO É TÃO IMPORTANTE COMO MANTER O CORPO SÃO.
Texto e teoria do autor